quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cultura de Paz





Comunidade da escola Vilhena Alves diz não à violência

Respeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta e redescobrir a solidariedade. Estes são os princípios, que a comunidade escolar da Vilhena Alves, coloca em prática para combater a violência no ambiente escolar. Para celebrar os bons resultados deste projeto, a escola promove até esta quarta-feira, 22, diversas atividades sócio-educativas na abordagem da Cultura da Paz e Não-Violência.

As atividades do projeto iniciaram dia 21, com uma grande Celebração da Paz e Não-Violência, presidida pelo Comitê Inter-Religioso, que vem atuando há três anos no Estado, frente ao respeito às diferenças, entre as diversas culturas e tradições religiosas que compõem o fenômeno religioso paraense.

De acordo com o professor Rodrigo Santos “à escola cabe a promoção de atividades onde os alunos sejam estimulados a uma convivência harmoniosa com as diferenças, seja ela étnico-racial, de crença, social, entre outras”.

Luiza Melo e Ana Laura, da direção da escola, destacam os quatro pilares de sustentação de uma cultura de paz, que consiste na: democracia, direitos humanos, desenvolvimento e o desarmamento, somados à orientação da UNESCO. “Precisamos pensar globalmente e agir localmente, ou seja, desenvolver na escola ações planetárias a partir de iniciativas locais, a exemplo do projeto desenvolvido na escola, deixando aqui, o convite para todos nós, desenvolvermos juntos essa consciência de paz e não-violência em nossa comunidade”, destacou.

Fonte: Ascom/Seduc
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=79236

Um comentário:

  1. Parabéns a todos que se empenharam em cultivar, resgatar valores visando a PAZ em nossa escola.

    ResponderExcluir