sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Escolas estaduais preparam homenagem ao Dia da Independência

O desfile escolar em homenagem ao Dia da Raça é uma tradição no Pará celebrada desde 1949, em alusão a Semana da Pátria, quando se comemora a Independência do Brasil.  A comemoração, que inicialmente acontecia no dia 5 de setembro, passou a ser realizada desde 2011 no primeiro domingo de setembro. Cerca de 45 bandas escolares, entre musicais, marciais e fanfarras são esperadas para o desfile e para fazer jus a data muitas delas ensaiam o ano inteiro.

Com mais de 30 anos de formação, a banda da Escola Estadual Souza Franco é uma das mais tradicionais de Belém. O Dia da Raça é o ápice do calendário musical da banda, que também se apresenta nas comemorações do Círio de Nazaré, abertura de jogos estudantis, eventos acadêmicos e seminários em todo o estado. O ano para os mais de 60 músicos só encerra após a Tocata de Natal, evento que celebra as festas natalinas dentro da comunidade escolar.

Os ensaios para o desfile da Semana da Pátria começaram no dia 3 de março e até o mês de junho eram realizados três vezes por semana. A partir do mês de agosto os trabalhos se intensificaram e os ensaios do corpo musical e comissão de frente passaram a acontecer de segunda a sábado. Segundo o regente auxiliar, Ailson Barbosa, que há 12 anos ajuda a coordenar os ensaios da banda, o esforço diário se justifica pelo fato do Dia da Raça ser comemorado apenas no Pará. “É uma data regional que comemora a Independência e que só aqui é celebrada. É uma forma de manter viva a nossa tradição, além de plantar uma cultura paz dentro das escolas através da musica”, afirma.   

A Escola Estadual Vilhena Alves também conhece muito bem o significado da palavra dedicação. A banda é considerada marcial, pois possui instrumentos de percussão e de sopro (metais) e está entre as principais do desfile do Dia da Raça, que este ano será no dia 2 de setembro. O regente Gladson de Oliveira, além de reger a banda da Escola Vilhena Alves, trabalha com as bandas de mais outras três escolas estaduais, Deodoro de Mendonça, Paulo Maranhão e Barão de Igarapé-Miri.

Em Icoaraci, a banda da Escola Estadual Teodora Bentes fez da música uma forma de inclusão social. Dos 46 alunos que compõem a banda, pelo menos 10 são portadores de necessidades especiais. Segundo a professora de educação especial, Kátia Nabor, a banda musical também pôs fim a rivalidade entre duas escolas do distrito. “Sempre existiu essa rivalidade entre as bandas das escolas. Resolvemos então unir as duas bandas, da Teodora Bentes e da Coronel Sarmento. Hoje a banda é composta por músicos de ambas, além de pessoas da comunidade também”, explica.

Em Icoaraci, alguns ensaios acontecem na Praça Matriz. Foi numa dessas tarde que o adolescente Sérgio Galvão, de 12 anos, se apaixonou pela música. Observando as irmãs no ensaio da banda escolar, não teve dúvidas. “Pedi ao professor para começar a ensaiar. Gostei da flauta transversal e hoje sei ler partituras e não fico mais nervoso nas apresentações”, comemora.

O amigo, Anderson Amaro, também tem 12 anos, mas começou na música ainda criança, com oito anos. O pai é o regente da banda e apesar do início ter sido bastante difícil, hoje o jovem domina com desenvoltura o instrumento de sopro. “Eu ficava emocionado ao ver os outros tocando, principalmente no Dia da Raça, que era o dia mais importante para a escola. Quando comecei achei difícil, mas hoje quero aprender mais  e mais. Quero ser um músico profissional”, planeja.

Este ano o desfile cívico em homenagem ao Dia da Raça acontece no dia 2 de setembro, na avenida Presidente Vargas. Além do desfile oficial das bandas e os eventos diversos para os quais as bandas escolares são convidadas, hoje no Pará existem oito competições voltadas para a valorização desses grupos, sendo a principal delas o Campeonato Paraense de Bandas e Fanfarras, promovido pela Associação Musical da Amazônia.

Grifos de Léa Paraense Serra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário