Sexta-feira, 31 de agosto de 2012 - 11:04
Escolas públicas de todo o país têm prazo até 3 de setembro
para selecionar os textos produzidos pelos alunos, com apoio de
professores, e enviá-los à comissão julgadora municipal da terceira
edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Uma
vez encerrada a produção dos trabalhos em sala de aula, é hora de cada
professor escolher o melhor texto da classe, junto com seus alunos.
Durante o mês de agosto as escolas organizaram uma comissão julgadora
para selecionar um texto por categoria (poema, memórias literárias,
crônica, artigo de opinião). Daí em diante, o texto passa por sucessivas
etapas de seleção – municipal, estadual, regional até chegar à
nacional.
Cabe ao diretor da escola a formação da comissão
escolar, que pode ser composta por um grupo de três a cinco avaliadores,
entre professores de língua portuguesa, representantes de pais de
alunos e da comunidade. Os critérios a serem seguidos pela comissão para
avaliar os textos está publicado na comunidade virtual da olimpíada.
Os
500 semifinalistas participam com seus professores do Encontro Regional
em uma capital brasileira. Os 152 finalistas participam com seus
professores, diretores e um pai ou responsável do encontro nacional em
Brasília, onde serão anunciados os 20 vencedores. Na etapa regional há
também um concurso para relato de prática, destinado aos professores dos
alunos semifinalistas. Uma comissão julgadora específica seleciona um
relato por região.
O programa do Ministério da Educação e
Fundação Itaú Social, em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em
Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), oferece formação a
professores da rede pública para o ensino do idioma com o objetivo de
estimular a leitura e desenvolver competência de escrita nos alunos.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Fundação Itaú Social.
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