sábado, 6 de dezembro de 2014

O Pará enfrenta seus problemas no campo da Educação

“Uma avaliação e um diagnóstico anual feitos através do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), já garantem o acompanhamento do alunado e permitem a correção de rota para problemas tão graves como a distorção idade-ano e o abandono escolar, em particular, no Ensino Médio”, explica o Secretário de Estado de Educação, José Seixas Lourenço.

Com adesão de 141 dos 144 municípios, as provas do SisPAE acontecem em todo o Estado nos dias 26 e 27 deste mês. Serão três anos de avaliações num investimento total de 66 milhões de reais. A Fundação Vunesp é a responsável pela aplicação das provas.

Através do Pacto pela Educação do Pará, os investimentos na Educação em cinco anos são da ordem de 350 milhões de dólares no atendimento das necessidades do ensino básico em todo o Estado. “O desafio é aumentar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) aplicando recursos federais, estaduais e através de empréstimo para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)”.


Continue lendo

sábado, 18 de outubro de 2014

UFPA / Processo Seletivo 2015

A Universidade Federal do Pará informa que o edital do Processo Seletivo 2015 (PS 2015) será lançado até o final do mês de outubro e que as inscrições para o concurso acontecerão no mês de novembro.
O prazo de inscrição foi definido com o objetivo de permitir que o site no qual são feitas as inscrições (www.ceps.ufpa.br) esteja conectado ao sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De tal modo que, no momento do preenchimento da solicitação de inscrição no PS 2015, ao fornecer o número de inscrição no ENEM, o candidato à UFPA saberá se há problemas em relação ao número fornecido e poderá, assim, corrigir o erro imediatamente.

Fique atento!


Fonte: https://www.facebook.com/UFPAOficial?fref=ts

domingo, 5 de outubro de 2014

Semana da Consciência Negra

Escolas estaduais podem enviar programação até o dia 31 de outubro

A Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Copir), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), informa às escolas estaduais do Pará que até o dia 31 de outubro de 2014 podem enviar sua programação do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. A data é referência histórica de auto-organização e resistência à escravidão no Brasil e faz parte do calendário escolar, conforme a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e Resolução 01/2010 do Conselho Estadual de Educação do Pará.

O objetivo é a construção de um calendário estadual com os programas, ações e projetos que farão parte da Semana da Consciência Negra e tem como tema deste ano “Consciência Negra: Uma Atitude Diária”. A programação pode ser enviada para o e-mail: copirseduc@gmail.com. A ideia é disseminar valores etnicorraciais no âmbito das escolas estaduais, desenvolvendo uma educação de qualidade, visando o tratamento permanente da temática História e Cultura afro-brasileira e africana, atendendo o que institui as diretrizes da Lei 10.639/03.
Texto: Eliane Cardoso

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Plantão Pedagógico

No próximo sábado, dia 20 de setembro, no horário de 08:00 às 11:00 horas será realizado um plantão pedagógico com a presença da gestão, técnicos e professores. 

Convidamos os pais e/ou responsáveis por nossos alunos para que compareçam e tomem conhecimento das avaliações referentes ao primeiro semestre do período letivo de 2014 bem como outras informações referentes ao desempenho dos estudantes.

Compareçam! 





Texto: Professora Léa Paraense Serra

Período de Recuperação Parcial de notas

De 15 a 19 de setembro de 2014.


sábado, 13 de setembro de 2014

Círio de Nazaré

Círio Seduc 2014
11/09/2014 15:12:00


Servidores recebem imagem peregrina na Seduc



A partir das 9 horas desta sexta-feira(12), profissionais de Educação e servidores administrativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc PA) receberão, na sede do órgão, na avenida Augusto Montenegro, a visita oficial da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma que é conduzida pelos devotos no Círio no segundo domingo de outubro pelas ruas de Belém. Essa programação é considerada como o Círio dos funcionários da Seduc PA e começará às 7h30, quando a imagem será conduzida em uma viatura do Corpo de Bombeiros do Pará, a partir da Basílica Santuário, no Centro de Belém, rumo à sede da Seduc PA.


Ao longo do trajeto, pela avenida Nazaré, Magalhães Barata, Almirante Barroso e Augusto Montenegro, estudantes e populares prestarão homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Renderão homenagens alunos e comunidades escolares de 23 escolas estaduais Vilhena Alves, Deodoro de Mendonça, Ulysses Guimarães, Lar de Maria, Paulino de Brito, Souza Franco, Coração de Jesus, Preventório Santa Terezinha, Costa e Silva, Professora Anésia, Casa da Criança Santa Inês, Iolanda Martins, Astério de Campos, Albanísia Teixeira, Cordeiro de Farias, Pedro Amazonas Pedroso, Madre Celeste, Jarbas Passarinho, Almirante Tamandaré, Pedro Teixeira, Pedro Carneiro, Rainha dos Corações e Raimundo Viana.


Como informa a coordenadora do Círio Seduc PA 2014, Maryângela Mendes, por volta das 9 horas a imagem peregrina chegará ao prédio-sede da Secretaria de Educação, onde será recebida por dirigentes e funcionários do órgão estadual. No auditório da Secretaria o padre Osmar Santos, da Paróquia da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, do bairro Parque Verde, celebrará missa solene.


Logo após a cerimônia religiosa, a imagem da padroeira dos paraenses, sempre acompanhada por membros da Diretoria da Festa de Nazaré e guardas da Santa, seguirá para visita aos servidores da Empresa de Processamento de Dados do Estado (Prodepa) e Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Lacen), próximo à Seduc PA.


As visitas da imagem peregrina a mais de 260 instituições, as peregrinações com imagens em lares de 120 mil famílias da Grande Belém, como verificado no ano passado, e as 12 romarias da quadra nazarena – incluindo o Círio de Nazaré – “formam um conjunto de oportunidades para evangelização, para veneração da mãe de Deus, para oração individual e, por isso, é tão importante a participação de todos”, como destaca o diretor de Peregrinações da Diretoria da Festa, Alcir Moraes de Souza. O Círio da Seduc PA ocorre há mais de 15 anos.


Os alunos da Escola Estadual Vilhena Alves fizeram homenagem à Nossa Senhora de Nazaré quando da passagem da carreata em frente à Escola:



domingo, 7 de setembro de 2014

domingo, 31 de agosto de 2014

II Simulado 2014

Foi realizado no período de 24 a 26 de agosto (nível Fundamental) e de 28 a 29 de agosto (nível Médio).

Registramos a aplicação de provas na turma M2MR02, dia 29 de agosto, sexta-feira:


Os Simulados realizados em 2014 na Escola Estadual Vilhena Alves valeram cinco pontos (5,00) na primeira e na segunda avaliações conforme planejamento e discussão na Jornada Pedagógica.

Agradecimentos a todos que se empenharam para o sucesso do evento.


por Léa Paraense Serra.

terça-feira, 29 de julho de 2014

As inscrições para o Programa de Ingresso Seriado e para o Processo Seletivo da UEPA começam no dia 11 de agosto e seguem até 08 de setembro.

Lançados editais dos Processos Seletivos 2015

Os Processos Seletivos 2015 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) já têm procedimentos definidos. As inscrições para o Programa de Ingresso Seriado (Prise) e para o Processo Seletivo (Prosel) iniciam às 9h do dia 11 de agosto e terminam às 23h de 08 de setembro. O Prosel é a modalidade de seleção destinada a candidatos que já concluíram o Ensino Médio, já o Prise é voltado a candidatos que ainda cursam o Ensino Médio.

Este ano, a Uepa oferece 1.310 vagas para Belém e mais 1.606 para os demais municípios paraenses, totalizando 2.916 vagas, das quais 30% serão destinadas a alunos oriundos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais em instituições particulares, localizadas no Pará.

Confira:

Edital Prise 1ª Etapa
Edital Prise 2ª Etapa
Edital Prise 3ª Etapa
Edital Prosel

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet por meio do preenchimento do formulário on line, disponível no endereçohttp://www.prodepa.psi.br/uepa. No formulário, o candidato já deve fazer a opção pela língua estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês). A taxa de inscrição, de R$70,00 para o Prosel e de R$ 40,00 para o Prise, pode ser paga em qualquer rede bancária, casa lotérica ou rede de serviços de farmácias e postos de autoatendimento.

Os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsistas em escolas privadas do Pará devem assinalar sua condição de cotista no momento da inscrição e comprová-la no ato da matrícula, caso seja aprovado. Quemnão comprovar será eliminado do processo e perderá o direito à vaga.

Os estudantes contemplados com a isenção da taxa de inscrição, total ou parcialmente, também devem se inscrever nos Processos Seletivos no mesmo período dos demais candidatos, para homologar a isenção. Os candidatos isentos que não realizarem esse procedimento perderão o direito.

Para os candidatos que necessitem de atendimento especial, a Uepa disponibiliza estrutura específica. Nesse caso, a solicitação do atendimento deve ser feita no ato da inscrição, no formulário eletrônico. Após o preenchimento, o candidato deve encaminhar, até 9 de setembro, pessoalmente ou via Sedex, para o protocolo da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), na Rua do Una, nº 156, Bairro: Telégrafo, CEP 66050-540 – Belém-Pará, os recursos necessários e os seguintes documentos: formulário de solicitação de atendimento especial devidamente impresso e preenchido; laudo médico original ou em cópia autenticada emitido nos últimos 12 meses e cópia do documento de identificação.

Após a homologação das inscrições, o candidato deverá acessar os sites:www.uepa.br ou www.prodepa.psi.br/uepa, a partir de 07 de outubro de 2014, para imprimir seu cartão de confirmação de inscrição.

Os candidatos inscritos para o curso de Licenciatura em Música deverão fazer o exame habilitatório no dia 14 de outubro de 2014, das 8h às 13h, em Belém ou em Santarém.

A primeira etapa do Prise e do Prosel ocorrerá no dia 16 de novembro de 2014, das 8h às 13h, e será composta por 56 questões referentes ao conteúdo da primeira série do Ensino Médio; a segunda etapa será realizada no dia 17 de novembro, também das 8h às 13h, com 60 questões relacionadas à segunda série do Ensino Médio; e a terceira etapa, no dia 7 de dezembro, no mesmo horário das anteriores, conterá uma prova de redação e mais 54 questões objetivas.

A previsão de divulgação dos resultados finais do Prise e do Prosel é para o dia 16 de janeiro de 2015.

Texto: Janine Bargas
Edição: Ize Sena
Foto: Mácio Ferreira

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Feira Pan-Amazônica do Livro abre espaço para inclusão


Trabalhos desenvolvidos por alunos especiais fizeram parte das atividades desenvolvidas pela Seduc.
No estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta terça-feira (3), trabalhos desenvolvidos em escolas especiais fizeram parte das atividades disponíveis para os visitantes da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. As equipes pedagógicas, juntamente com equipes técnicas das unidades de educação especial participaram do
estande da Seduc com apresentação de trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar por alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
O estande teve lançamento de livros de alunos do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação (NAAH/S Pará), onde quatro alunos tiveram noite de autógrafos e venda de suas publicações. Os volumes foram desenvolvidos a partir das atividades do NAAH/S. O
Núcleo realiza seu atendimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vilhena Alves, em Belém.
O aluno Ramon Gabriel Miranda, que esteve presente no estande da Feira, divulgou o lançamento da sua primeira criação, o livro AChave. Ramon, 13 anos, escreveu sobre a guerra entre duas raças. Na sinopse, entregue aos visitantes, Ramon diz que literalmente brincando com as palavras, eu acabei por me apaixonar por escrever. O aluno explica que demorou cerca de um ano para colocar no papel as ideias. Depois que eu vi ele pronto, deu uma emoção!”. Ramon teve a orientação e revisão da
Professora Márcia Maria Xavier Veloso, do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades.

Deficientes Visuais - A Unidade Técnica José Álvares de Azevedo, unidade com 312 alunos matriculados, na faixa etária de zero até a terceira idade, apresentou material utilizado para estimulação e alfabetização em braile. A escola trabalha com a produção de material para deficientes visual, cego ou baixa visão, proporcionando aos alunos atendimento necessário e adequado para acompanhar o
desenvolvimento e a aprendizagem de acordo com o potencial do aluno e suas condições bio-psico-sociais.
Para Luiz Otávio Mota, professor e Coordenador do Núcleo de Produção em Braile da Unidade, o trabalho da Álvares de Azevedo é um trabalho inclusivo. O que se pretende é educar dando possibilidade para esse aluno exercer a sua cidadania, orientá-lo para chegar ao mercado de trabalho, para que ele seja uma pessoa com oportunidades iguais, apesar de suas limitações, explica.

Deficiência Intelectual - A Unidade de Educação Especializada Prof. Yolanda Martins e Silva, tem 367 alunos, entre crianças, jovens e adultos. O trabalho apresentado é uma síntese dos trabalhos feitos pelos professores em sala de aula na unidade. Esse ano, o projeto apresentado, no estande da Seduc, tem como tema Brasil na Copa do Mundo; abordando a Copa do Mundo e a eleição. A unidade trabalha para proporcionar aos alunos um desenvolvimento das potencialidades desses grupos.
Para Rosilene Mesquita, diretora da unidade, o trabalho com projetos curriculares deu sentido a aprendizagem. É muito desafiador ensinar as pessoas com deficiência. Você tem que buscar algo que dê sentido aquela aprendizagem. Com esse trabalho, o que a gente vê de pronto é que melhora a frequência, a aprendizagem, combate a evasão escolar, porque movimenta a escola, ressalta.

Pessoa com surdez - O Instituto Felipe Smaldone (IFS), uma instituição que trabalha há 40 anos, da Congregação das Irmãs Salesianas do Sagrado Coração de Jesus ,também estive na Feira Pan-Amazônica do Livro. A instituição pode mostrar o trabalho da equipe multidisciplinar de atendimento aos alunos com surdez. O Instituto atende crianças e jovens surdos, de 0 a 18 anos. O apoio às escolas regulares através de atendimento especializado ao aluno surdo promove uma adaptação dessa pessoa com surdez para a realização de atividades na vida escolar e encaminhamento para a vida profissional. As metodologias sensibilizam e criam a prática para eliminar a vulnerabilidade social dessa pessoa com surdez.
No estande na Feira do Livro, a equipe mostrou o uso da linguagem de sinais, com banner do alfabeto manual da Língua Brasileira de Sinais (Libra), cartilhas, livros e vídeo feito sobre o apoio psicopedagógico, a inclusão escolar, o espaço e as atividades oferecidas no Instituto. O material usado para fortalecimento da comunicação com a pessoa surda, o apoio a formação continuada e no contra turno dos alunos surdos foram disponibilizados para os visitantes da Feira. Para saber mais do instituto e suas atividades, acessar WWW.institutofelipeesmaldone.com.br

Programação da Feira - Nesta quarta-feira (4), o estande da Seduc apresenta Oficina de Letramento Visual, Projovem Campo e Caravana da Leitura. As atividades foram idealizadas para socializar programas desenvolvidos na educação do Estado do Pará e informando ao público visitante da Feira a conscientização de possíveis caminhas para integração social.

Texto: Silvia Leão

sexta-feira, 30 de maio de 2014

A cor da cultura III

A Escola Estadual Vilhena Alves participa desse projeto educativo sendo representada pela Professora de Sociologia, Léa Paraense Serra.

O primeiro encontro aconteceu no ano passado, no período de 26 a 29 de agosto.

Em setembro a professora expôs na escola algumas informações sobre o referido projeto conforme fotografias:



Durante o mês de novembro, inserido no conteúdo "Cultura", foi realizada uma pesquisa pelos alunos da turma M1MR02 sobre a contribuição da Cultura Negra para a sociedade brasileira. A valorização dessa cultura bem como a consciência de sua participação na cultura brasileira foi tema de discussão sendo apresentado o trabalho no dia 20 de novembro/13,

Dia da Consciência Negra



Além da exposição dos grupos, o aluno Ramatis apresentou a gravação (em mp3) de ritmos africanos, enriquecendo a apresentação do seu grupo sobre A influência da música africana no Brasil.